data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Assessoria de Imprensa do Husm (Divulgação)
Disque Covid da UFSM já atendeu cerca de 6,4 mil pessoas/
Juntos, os três serviços médicos de atendimento por telefone e por videochamada que estão sendo feitos em Santa Maria já realizaram 11 mil atendimentos, tirando de circulação essas pessoas e reduzindo, assim, o risco de contaminação.
Prefeitura atende a 42 ocorrências de aglomeração de pessoas na quinta
Somando os números das três centrais específicas sobre o novo coronavírus, os serviços de telemedicina já notificaram 204 casos suspeitos de Covid-19 à Vigilância em Saúde do município.
201 pessoas foram atendidas em centro de triagem de Covid-19 em Santiago
- As notificações vêm dos serviços de saúde, todos eles. Elas são obrigatórias para todos os profissionais de saúde, público ou privado. Nem todos fazem regularmente isso, depende do compromisso dessas pessoas em notificarem adequadamente. Mesmo que não seja obrigatório notificar casos leves, pedimos que nos informem - explica o coordenador do Centro de Referência Municipal, Marcos Lobato.
Secretaria da Saúde confirma primeira morte do ano por dengue no RS
No início do surgimento de casos no Brasil, segundo recomendação do Ministério da Saúde, toda síndrome gripal era considerada um caso suspeito leve. No entanto, após o início da transmissão comunitária no país, esse parâmetro foi revisado e desconsiderado. Assim, passa a ser suspeito todo caso de pessoa sintomática ou com quadro gripal que for notificado.
Com isso, somente casos graves ou que precisem de atendimento presencial foram notificados pelo Lauduz. De um total de 1.814 pacientes até a última quinta-feira, 23 foram notificados para avaliação presencial. Desses, 18 foram classificados como suspeita grave, e outros cinco por outros motivos que não foram especificados.
Por enquanto, quando um caso leve é diagnosticado, o paciente é orientado a permanecer em isolamento. Segundo o Lauduz, para um caso ser considerado grave, é preciso que o paciente apresente sintomas gripais persistentes entre cinco e oito dias, falta de ar, febre acima de 38,5ºC e sinais de piora desses sintomas.
O Disque Covid da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informou que para notificação são considerados sintomas graves para o público em geral e de leve a grave para profissionais de saúde. Dos 6,4 mil atendimentos realizados pelo serviço até a última quinta-feira, 140 são de casos notificados à Vigilância, incluindo profissionais da saúde. No serviço da Unimed, o Alô, Doutor, foram 41 notificações realizadas.
OS NÚMEROS
Lauduz
- 1.814 pacientes atendidos (até 2 de abril)
- 23 notificados
Disque Covid - UFSM
- 6.400 pacientes atendidos (até 2 de abril)
- 140 notificados
Alô, Doutor - Unimed
- 3.232 pacientes atendidos (até 1º de abril)
- 41 notificados
Total
- 11.446 pacientes atendidos remotamente
- 204 notificações feitas à Vigilância em Saúde